Nutricionista alerta para o uso indiscriminado de suplemento alimentar


A nutricionista Yzana Rios Cunha, faz um alerta importante sobre o uso indiscriminado dos suplementos alimentar e diz que somente um profissional de saúde pode indicar ou não o consumo, já que o mesmo pode trazer sérias consequências.

Portal da Feira: O que é suplemento alimentar?
Ysana Rios: Bom o suplemento alimentar é quando você necessita fornecer ao individuo uma quantidade de nutrientes acima do recomendado em algumas situações especificas como por exemplo ao atleta, onde a recomendação dele é bem maior por conta do desgaste físico ou até alguns indivíduos esportistas  que não conseguem através da alimentação usual conseguir resposta nutricional superior a alguns objetivos específicos, como por exemplo: aumentar o nível de massa muscular, aumentar o desempenho e assim sucessivamente.

PF: Esses suplementos podem ser usados de forma aleatórias?

Yzana: Não devem ser usados de forma aleatórias na verdade esses suplemento vai participar de um contexto de uma dieta, então a pessoa dentro de uma alimentação equilibrada vai ser avaliada a necessidade e qual o suplemento é mais indicado para algumas pessoas, inclusive se a pessoa tem alguma limitação  no organismo que impeça o uso de alguns suplementos. E preciso avaliar a função renal, é preciso avaliar a função hepática, é preciso saber se não há diabetes ou alguma resistência ao uso de carboidratos, então o suplemento usado de forma incorreta pode trazer sérios prejuízos a saúde.

PF: Quais os principais danos que são causados?

Yzana: Os principais danos são os hepáticos, os renais e também problemas com alteração de glicemia  que pode caracterizar um diabetes posteriormente, mas não só isso que nos preocupa, nós temos varias pesquisas que trazem dados preocupantes, o brasileiro tem um culto ao próprio corpo muito grande, por isso existem muitos casos de vigorexia, que são aquelas pessoas que são fanáticas pelo corpo, então ele quer a perfeição, mas existe a questão da genética do biotipo, existe uma série de outras coisas que interferem, mas que a pessoa não aceita então ela quer uma formula magica que deixe o seu corpo perfeito.

PF: Existe uma idade minima para fazer uso do suplemento?

Yzana: Os suplementos não são direcionados somente para esportistas, existem suplementos para ganho de peso, outros para complementar micronutrientes, então não existe uma idade padrão, existe caso a caso, existe crianças com 2 anos que não usar suplemento esportivo, mas ela pode usar um suplemento rico em minerais a depender da sua necessidade pode também usar um hipercalórico se houver necessidade.

PF: Há uma certa cultura de quem faz academia ou pratica algum esporte de que o uso de suplemento é praticamente obrigatório.

Yzana: É verdade já virou uma febre, quem entra na academia, os próprios colegas acabam indicando e as pessoas acabam usando, mas precisamos ter cuidado, por trás desse comercio tem muita coisa ilegal, eu uma pesquisa realizada com 111 produtos e destes 25% apresentaram esteroides anabolizantes, só que destes produtos 95 não tinha rótulos do país, por isso é muito importante saber também a origem desses suplementos.

PF: Anabolizante e suplemento alimentar é a mesma coisa?

Yzana: Não, o anabolizante é considerado um medicamento e que existem indicações terapêuticas para uso por endocrinologistas e é usado em alguma indicações, mas não pode ser usado aleatoriamente e quando usado aleatoriamente traz uma serie de consequências nefastas ao organismo  como nos homens, aumento das mamas, impotência sexual e nas mulheres alteração da voz, fora os problemas mais graves como os hepáticos.

PF:   Qual a indicação que a senhora faz a essas pessoas que praticam exercícios ou esportes?

Yzana: Eu indico que procure um profissional que seja  especialista na área , para ele orientar  o que fazer, de preferencia um nutricionista que é o mais indicado ou um médico nutrólogo.  


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial