Tesouro de R$ 430 milhões em prata é achado em navio afundado na 2ª Guerra

Um tesouro estimado em R$ 430 milhões está prestes a vir à superfície, a 480 km da costa da Irlanda. A fortuna está no navio SS Gairsoppa, que foi afundado pelos alemães em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial.
A embarcação foi localizada pela empresa americana Odyssey Marine a mais de 4.000 m de profundidade, no leito do oceano Atlântico. A empresa ganhou do governo britânico o direito de ficar com 80% da carga após resgatar o navio. É a primeira vez que se fará um resgate a esta profundidade. Andrew Craigg, da Odissey Marine, diz estar entusiasmado com a descoberta. O navio foi uma das embarcações britânicas atacadas pelos alemães no Atlântico Norte durante a guerra. O SS Gairsoppa zarpou da Índia com destino a Liverpool em dezembro de 1940, carregando 200 tonelada de prata e 40 toneladas de ferro e chá.
Por causa das condições meteorológicas e da falta de combustível, o vapor mercante teve de se distanciar do comboio militar que integrava. O comandante ainda tentou levar o navio para Galway, na costa irlandesa, mas foi atacado pelo submarino alemão U101 em fevereiro de 1941 e afundou.
Share on Google Plus

Sobre Paulo Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment