94% das cidades baianas têm casos de dengue

A situação epidemiológica da Dengue na Bahia apresenta dados cada vez mais alarmantes. Por meio de boletim divulgado no último dia 29, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que 92.743 casos da doença foram notificados em 391 municípios baianos, após atualização dos dados com as notificações tardias, até 19 de junho. Somente na última semana, de acordo com o órgão, houve um incremento de 323 casos, o que corresponde a um aumento de 191% em relação ao mesmo período de 2008. Isso significa que 94% dos municípios baianos registram casos de dengue.
Dados preliminares apontam que o ano de 2009 registra a maior incidência da doença nos últimos 14 anos. Mas, informa a Sesab que as notificações de Dengue Clássico, por semana, sugerem tendência de decréscimo dos casos suspeitos no período, com redução progressiva a partir do início do mês de abril. Contudo, "a regularidade e a qualidade das ações de controle ao longo do ano devem ser mantidas, principalmente nos períodos de redução das notificações e quando diminui a reprodução do vetor em função de fatores climáticos", ressalta a Secretaria. Ainda, segundo o órgão, os municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Porto Seguro e Salvador concentram 42,6% das notificações.
Dengue com complicações, Febre Hemorrágica e Síndrome do Choque são as formas mais graves da doença. Para estas, a Sesab registrou 1.740 casos suspeitos em 160 municípios. De acordo com a Secretaria, confirmaram-se 819 casos graves com 55 óbitos, em 110 municípios. Salvador registra 269 casos notificados e 112 confirmados, sendo 14 óbitos notificados e quatro mortes confirmadas.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial