O antigo mito de que a Rocinha teria 200 mil habitantes está próximo de se tornar realidade. Desde 2000, ano em que o IBGE realizou a última contagem de moradores, até hoje, houve um aumento de quase 45 mil pessoas, aproximadamente 76,6%, chegando a um número total de 100.818 mil habitantes. Além dos imóveis terem chegado 38.029 mil unidades.O secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, associou o crescimento desordenado da Rocinha a governos anteriores, que não deram a devida atenção que a comunidade merecia.
"Faltou presença do estado, com certeza. Tanto para regular a ocupação desordenada que aconteceu lá, especialmente do ano 2000 para cá, quanto para a prestação de melhores serviços ali. Então, o que queremos é corrigir isso agora, queremos que o estado entre mais, para melhorar a vida das pessoas", disse.
Já Ocimar Santos, assessor da União Pró-Melhoramentos dos Moradores da Rocinha, dá outra explicação para o crescimento demográfico da comunidade.
"Acredito que o crescimento populacional foi gerado pelas desigualdades sociais. Os mais pobres procuram a Rocinha, pois o custo da moradia é mais barato. Muitos nordestinos vem para cá e depois de se estabelecerem trazem parentes a amigos. Assim a comunidade vai crescendo", disse.
