Escolas de samba de SP fazem lobby para participar da abertura da Copa de 2014


O resultado do desfile das escolas de samba de São Paulo pode representar neste ano mais do que o título da disputa do carnaval. Algumas escolas pretendem impressionar autoridades para, com isso, pleitear sua participação na abertura da Copa do Mundo de 2014. E para estreitar seu relacionamento com os organizadores do Mundial, algumas agremiações já iniciaram conversas sobre a festa do início da Copa, que acontecerá na cidade de São Paulo. Neste domingo, a Vai-Vai, maior campeã do carnaval da capital paulista, recebeu a visita de Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, secretário especial da Copa da Prefeitura de São Paulo. A presença do secretário foi anunciada no meio do ensaio da escola e saldada com o rufo dos tambores da bateria. A intenção da agremiação também foi declarada pelo puxador da escola, Wander Pires, para que todos os integrantes se envolvam no audacioso projeto. “Está aqui o secretário Gilmar Tadeu. Ele veio conhecer a escola”, anunciou ele. “Vamos mostrar temos condições de participar da festa de abertura da Copa do Mundo de 2014.”
A Vai-Vai, inclusive, não foi a única escola a receber Gilmar Tadeu nesta temporada de ensaios. O secretário também visitou a Gaviões da Fiel, ligada à torcida Corinthians, clube dono do estádio que receberá o primeiro jogo do Mundial.
Apesar da Gaviões afirmar que está totalmente focada no desfile deste ano e negar qualquer pedido sobre a abertura da Copa de 2014, a própria assessoria de imprensa do secretário confirmou o interesse da escola na festa. Segundo a secretaria, esse interesse não significa a existência de qualquer tipo de negociação.
De acordo com o órgão, a organização da abertura do Mundial é responsabilidade da Fifa. Por isso, será a entidade quem determinará quem participará do evento. Isso não quer dizer, informou a secretaria, que autoridades locais não possam fazer sugestões sobre a festa.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial