Simoes Filho é uma das cidades mais violentas do Brasil


Apontado pelo Mapa da Violência 2012 como o município mais violento do Brasil, Simões Filho (BA), localizado na região metropolitana de Salvador, soma às suas estatísticas de homicídios os assassinatos que acontecem fora de seu território Simões Filho tem uma população de pouco mais de 116 mil habitantes, é a quinta economia da Bahia, única porta de entrada por via terrestre para a capital Salvador e sofre com uma taxa de 146,4 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2010.
Apesar de ter uma renda per capita alta e de um investimento maciço em educação, os índices de criminalidade em Simões Filho não pararam de crescer nos últimos anos. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, em 2010, houve um aumento de 43% de homicídios em relação ao ano anterior. A cidade tida como a mais violenta do Brasil é vizinha de bairros pobres da periferia da capital baiana como Pedreira e Iraque. A malha viária urbana da capital e de Simões Filho já está unificada com o crescimento dos dois lados. Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp) do Ministério Público da Bahia, promotor de Justiça, Geder Gomes, os crimes cometidos nesses bairros de Salvador acabam se confundindo com os da cidade adjacente. “Simões Filho é pequena. Ela guarda e concentra os mesmos problemas de Salvador”, explica.
Share on Google Plus

Sobre Paulo Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment