Bahia gasta R$ 5,3 bilhões por ano com segurança pública e privada


Estudo realizado pelo economista Sílvio Carvalho revela que a despesa com segurança pública e privada na Bahia equivale a 4,5% do Produto Interno Bruto (soma de riquezas) do Estado. Segundo Carvalho, que atualizou levantamento feito em sua dissertação de mestrado, são consumidos R$ 5,3 bilhões por ano com gastos do governo para o setor, custos de processos judiciais e despesas dos cidadãos com proteção particular. Mesmo assim, os índices de violência são preocupantes. Só nos primeiros seis meses de 2009, 3.517 carros foram roubados salvador
“Para chegarmos a um número exato teríamos que fazer um estudo mais aprofundado, porque houve avanço da criminalidade nos últimos anos”, ressaltou o economista. No cálculo dos valores constantes em seu trabalho –Estudo exploratório dos custos da (in) segurança na Bahia: correlações econômicas – referentes aos anos de 2005 e 2006, Bastos utilizou-se de três fontes de dados: os gastos públicos para o setor, o que é arcado pelo cidadão e os custos dos processos penais.
Share on Google Plus

Sobre Paulo Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment