Noruega inaugura primeiro xadrez 5 estrelas do mundo


O governo da Noruega não poupou grana para construir a prisão mais confortável de todos os tempos. Investiu US$ 217 milhões (R$ 388 milhões) no xadrez cinco estrelas. A penitenciária de Halden fica na cidade homônima, no sul do país, próxima à fronteira com a Suécia. Será inaugurada no início de abril de 2010.
A prisão de luxo vai abrigar 252 detentos. Cada um deles terá direito a quarto individual. Decorada em estilo clean, a acomodação terá TV de plasma, computador, banheiro próprio, telefone e janelas.
As belas instalações do pátio têm arquitetura moderna inspirada em museus contemporâneos. A penitenciária conta com ginásio de esportes, estúdio de gravação – sim, os internos poderão montar suas bandas de música e registrar em CDs -, livraria e salas de aula.
Governador de Halden, Arne Hoidal defendeu as mordomias aos detentos:
- Em vez de grades, colocamos vidros inquebráveis. Não queremos que os prisioneiros sintam claustrofobia. Eles não precisam ser tratados como animais.
A Noruega deve receber centenas de pedidos de transferência de criminosos de outros países. Mas, garante o governo, o xadrez da luxúria foi feito para encarcerar apenas cidadãos nascidos no país.
O político não informou se estão previstas as construções de sauna, piscina e cinema, além de spa, como já se especula em Oslo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial