Pelo menos 42 federais usarão Enem para seleção, diz ministro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (15), em pronunciamento em rede nacional, que das 55 universidades federais do país, pelo menos, 42 usarão o novo Exame Nacional do Ensino Médio de alguma forma para selecionar os seus alunos. As instituições podem aderir ao exame de quatro maneiras: o Enem como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas ociosas, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.
O ministro também disse que os estudantes que se prepararam para o vestibular tradicional não precisam se preocupar. “Você que está preparado para o vestibular está preparado para o novo Enem. E quem estava pronto para o velho Enem está para o novo Enem”, afirmou.
Fernando Haddad ainda citou a vantagem de não ter de se inscrever em diversos vestibulares, mas apenas no Enem, no caso das federais que adotarem a prova como processo de seleção.
“O exame continuará medindo as competências e habilidades do estudante do ensino médio, acabando com a cultura do decoreba, das fórmulas prontas e estimulando a capacidade de raciocínio.”
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial